Obras portuguesas compostas para o Euterpe Guitar Duo
Obras portuguesas compostas para o Euterpe Guitar Duo
Ana Roque Antunes (n. 2000)
Versus (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Sempre fascinada por um bom jogo de xadrez, decidiu ilustrar musicalmente uma das partidas mais notáveis da história: entre Robert Byrne e Robert James Fischer, na US Championship, em New York, USA, a 18/12/1963. Associando cada jogada a um diferente gesto musical, criou um ambiente sonoro de duelo entre as duas guitarras, que dialogam em confronto e contraste."
Afonso Teles (n. 1993)
A Psicanálise do Guitarrista Maldito (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"... já não ama a guitarra, mas ainda se divertem juntos quando soa a bossa. Em vez de compor uma peça, decidiu rabiscar emoções que musicassem aos ouvintes. Imaginando um trilho de sentimentos livres, o Guitarrista Maldito pegou em lápis, papel higiénico, eléctrodos, e gritou à mão. Tudo pelo retrato abaixo! Os seus olhos penetram o breu de sorrisos lamacentos e carícias adstringentes de serradura. A sua gentileza sabe a cabelos compridos, as suas lágrimas são de jasmim materno. Passo a passo, carinho… procura… mágoa… fúria… silêncio… Amor."
Cândido Lima (n. 1939)
CORO - mulheres no cais (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"CORO, cântico em forma de guitarra às mulheres “em espera”. Do cais acenavam adeuses de regresso incerto."
Eurico Carrapatoso (n. 1962)
Políptico para duas guitarras (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
Tríptico para duas guitarras (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 08 de junho de 2023 no Salão da Junta de Freguesia de Pegões, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo.
"O Políptico para duas guitarras é um palíndromo dividido em cinco andamentos com correspondências entre si, até nos títulos: Animato, Cantabile, Danzabile, Cantabile, Animato, uma arquitectura no padrão A B C B A, a minha dilecta forma em arco. Apesar dos três andamentos todos lampeiros, prevalecerá a memória dos dois momentos lentos: uma nostalgia errante à busca de um tempo perdido, como quem, com gorgeira e galgo, procura Dulcinea del Toboso. "
Fábio Chicotio (n. 1991)
Azi: 7 miniatures for two guitars (2022) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Azi é composta por dois temas que são trabalhados de diferentes formas ao longo de seis miniaturas. Cada tema surge em três miniaturas, sendo que a última miniatura é a junção de ambos."
Francisco Chaves (n. 1993)
Afinação (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Afinação é uma peça que explora o conceito de afinar uma guitarra, como o próprio título indica. Uma miniatura que serve como prelúdio ou introdução a uma outra obra. Nesta breve exploração sonora, duas guitarras gradualmente vão afinando e desafinando as suas cordas, explorando sonoridades microtonais."
João Pimentel (n. 1957)
Fado a correr (2024) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
Mafalda Lemos
Dissociação (2023/24) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"Dissociação nasce de um convite do Euterpe Guitar Duo. É uma peça muito fragmentada, como estilhaços criativos que surgem da improvisação no instrumento, como ponto de partida para a composição musical."
Νίκη
First Conflict (2024) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"First Conflict tem por base o ostinato rítmico de First Circle, de Pat Metheny, objeto a partir do qual se desenvolve o restante material da obra. A ideia de conflito exposta no título refere-se não a uma discussão com vários intervenientes mas sim à desconexão do próprio pensamento individual, e as duas guitarras integram-se como um único ser em contrassenso interior."
Nuno Guedes Campos (n. 1971)
Valse Pour Alice para duas guitarras (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Valse Pour Alice para duo de guitarras (2023) é originalmente uma valsa para guitarra solo dedicada à minha filha. A convite do Euterpe Guitar Duo, decidi fazer um arranjo da mesma composição para duas guitarras. É uma peça intimista com melodia acompanhada focada nas tríades (na sua maioria Maiores) com baixo agregado. Este jogo harmónico ou esta técnica de tríades cromáticas permite criar variadas possibilidades sonoras de tensão e distensão ao longo da sua estrutura."
Nuno Peixoto de Pinho (n. 1980)
Petram morphosis (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Petram morphosis abraça o processo de reciclagem musical. Nela, o compositor dá continuidade a uma série de trabalhos que se baseiam na transformação de repertórios musicais não eruditos, mais precisamente do universo do Heavy Metal. Neste caso, tal como acontece na sua obra anterior para clarinete solo, "A dança do velho Lobo", é o icónico grupo norte-americano Metallica que fornece os elementos que são ao longo da obra focados e desfocados."
Paulo Amorim (n. 1963)
Fake Fantasy (2024) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"Fake Fantasy propõe-se ser um puzzle humorístico, com 4 curtas secções contrastantes e uma forma ainda mais improvisada e livre que a da Fantasia que lhe dá o nome (daí o fake…). Obrigatoriamente idiomática (pois escrita por um guitarrista), abre com um curto improviso com guitarra preparada, passando logo a um jogo de arpejos e mais um par de efeitos, antes de aterrar na surpreendente secção central, inspirada no Adagio da Sonata SK 13 de Carlos Seixas. Aqui o acompanhamento harmónico brinca de passagem com vários estilos, lutando a melodia por manter a sua bela matriz barroca. O fecho da obra ocorre com um Vivo, mais denso e exuberante, num rítmico 5 por 8."
Pedro Baptista (n. 1992)
Entre Gestos Distantes (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 06 de junho de 2023 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do I Festival Internacional do Tejo. Primeira gravação no álbum Entre Gestos Distantes do Euterpe Guitar Duo.
"Entre Gestos Distantes é uma proposta de improvisação coletiva que esboça um conjunto de homenagens. O título partilha as iniciais com o Euterpe Guitar Duo e o material musical centra-se precisamente nas letras “E-G-D”, associadas às notas “Mi-Sol-Ré”. O recurso a objetos externos à guitarra, entre outras características conceptuais, denota uma atração pela música de Jorge Peixinho."
Ricardo Abreu (n. 1969)
Se o Tempo tivesse tempo... (2024) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"A Obra, Se o Tempo tivesse tempo… , dedicada ao Euterpe Guitar Duo, apresenta secções distintas, mas interligadas entre si. Resulta de uma linguagem onde a melodia estabelece um forte vínculo desde o início. Influências naturais sugerem a música de certos compositores ao seu universo musical, que em modo paralelo, criam uma harmoniosa simbiose estilística."
Sérgio Azevedo (n. 1968)
Sonata para Duas Guitarras (2023) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.
"A Sonata para Duas Guitarras estrutura-se em 4 andamentos contrastantes, que alternam tempos rápidos e lentos, e baseia-se numa linguagem tonal complexa e virtuosística que exige dos músicos um alto grau de cumplicidade, principalmente rítmica."
Victor Castro (n. 1977)
Três Peças Espontâneas (2024) - Obra escrita para o Euterpe Guitar Duo. Estreia a 05 de Junho de 2024 na Casa da Música Jorge Peixinho, no âmbito do II Festival Internacional do Tejo.